Rotaract Cascavel Primavera www.cascavelprimavera.blogspot.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roteiro - Como fazer um projeto

Ir para baixo

Roteiro - Como fazer um projeto Empty Roteiro - Como fazer um projeto

Mensagem  Augusto Toso 29th junho 2011, 11:18

1 Passo: O conceito, definição do projeto:
a) - Identifique um problema a ser resolvido (ou um objetivo);
b) - Encontre uma solução para ele, ou um modo de alcançar esse objetivo;
Nota: Não adianta começar um projeto pensando no que se vai fazer. Primeiro se pensa num objetivo e depois em como alcança-lo.
c) - Defina em qual avenida o projeto se enquadra, isso é feito com base no objetivo.
d) - Analise o que sera preciso para o projeto. Isso vale para: Materiais, Ferramentas, Recursos Financeiros, colaboração de sócios e não-sócios.

Devo continuar?:
Você está disposto a realizar este projeto, com todas suas dificuldades? Como idealizador do mesmo, é SUA responsabilidade organiza-lo.
Ou seja se você está sem tempo ou com preguiça, não continue.


2 Passo: Preparação.
a) - Se o projeto for utilizar recurso do caixa, lembre-se das instruções do tópico: https://cascavelprimavera.forumeiros.com/t2408-caixa-consciente
Ou seja, se o projeto for utilizar recursos financeiros de forma permanente, é necessário que haja um projeto auxiliar de finanças para repor esse dinheiro.
(O caixa de projetos nunca deve ser zerado).

b) Escreva o projeto, de preferencia no modelo da ANP.
I) Ele deve conter o objetivo e a avenida em que se enquadra.
II) Como sera realizado - Faça um cronograma, com descrição das atividades. (Cronogramas devem conter datas, ou pelo menos a duração de cada atividade).
III) Quais recursos ira utilizar (Item 1.d)
IV) Como será captados esses recursos.
V) Quais as funções que serão distribuídas entre os sócios.

Nota: Está com preguiça de escrever? Desista do projeto!

c) Apresente essas informações para o respectivo diretor da avenida (e para o diretor geral de projetos, caso haja), para que ele possa auxiliar no projeto.
Mas lembre-se o projeto continua sendo seu, e não do diretor. Não jogue a responsabilidade nos outros.

3 Passo: Apresentação.
a) Ao menos um dia antes da reunião, faça um tópico no fórum com as informações do item 2.b
(Resolução definida na reunião de conselho de nov/10: Os projetos/propostas/etc. devem ser apresentados previamente no fórum, para que as pessoas possam ter uma ideia formada sobre os mesmos. Dessa forma, as discussões sobre o projeto podem ocorrer de forma mais ágil, mais eficiente, e com muito mais embasamento.)

b) Informe o presidente, também com antecedência, sobre a apresentação do projeto, para que este seja incluído na pauta.
c) Prepare uma apresentação do projeto para a reunião ordinária, de preferencia utilize imagens, gráficos ou tabelas para melhor ilustrar o projeto. Caso isso não se aplique, leve ao menos os dados do item 2.b

4 Passo: Planejamento.
a) Discuta o projeto com os sócios e com base nas decisões do clube altere-o.
b) Lembre-se de anotar as decisões para que isso possa ser alterado no texto do projeto.
Sempre poste no fórum as novas definições do projeto (definidas em reunião). Entretanto, evite decidir as coisas por ele.
c) Distribua as funções do item 2.b.V
d) Defina as datas do cronograma, caso isso ainda não tenha sido feito.
  • I) Solicite relatórios parciais (com data definida, e anterior ao fim da atividade) sobre o andamento dos trabalhos para os responsáveis; Isso evita atrasos.
  • II) Apesar disto, deixe uma margem de tempo para possíveis atrasos.

e) Identifique possíveis problemas que podem ocorrer no seu projeto. Se utilize do "histórico de projetos" (https://cascavelprimavera.forumeiros.com/t2563-historico-de-projetos#21892) para relembrar problemas que ocorreram em projetos anteriores. Faça uma check-list com eles.

5 Passo: Execução.
a) Monitore as atividades dos responsáveis se utilizando do cronograma. Caso identifique possíveis atrasos auxilie o responsável, ou indique outra pessoa para auxiliar.
b) Verifique se os problemas da lista 4.e não irão ocorrer.
c) Em caso de movimentações financeiras, utilize uma planilha Excel para organiza-las.
d) Lembre-se de tirar fotos do projeto.

6 Passo: Resultados
Nota: Este é uma etapa tão importante quanto as outras, então não a negligencie!

a) Identifique os resultados do projeto.
I) O objetivo foi alcançado?
II) Quais os resultados quantitativos do projeto. (Tudo que tiver números)
III) Quais os resultados qualitativos.
VI) Quais os problemas enfrentados no projeto?
b) Apresente esses resultados para o clube. Tanto em reunião (power-point) como através do fórum.
Lembre-se de utilizar não só os dados do item 6.a, mas também a planilha do Excel com as movimentações financeiras, e as fotos do projeto.
c) O projeto é seu, você deve cadastra-lo na Omir, não é a secretaria, não é o presidente; você organizou o projeto, você deve cadastra-lo.
d) Lembre-se de atualizar o "histórico de projetos" (https://cascavelprimavera.forumeiros.com/t2563-historico-de-projetos#21892), ressaltando os problemas para que eles não voltem a acontecer.
e) Com auxilio do diretor de imagem publica, divulgue o projeto e os resultados de todas as formas possíveis (Pelo menos no blog.)


Última edição por Augusto Toso em 3rd julho 2011, 18:13, editado 1 vez(es)
Augusto Toso
Augusto Toso

Número de Mensagens : 454
Idade : 35
Cargo no Clube: : Diretor de Internacionais (09/10)
Diretor de Img. Publica (10/11)
GRSP student (11/12)
Data de POSSE no Rotaract? : 21/02/2009
Data de inscrição : 05/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro - Como fazer um projeto Empty Re: Roteiro - Como fazer um projeto

Mensagem  Convidad 3rd julho 2011, 17:46

Fabuloso, Augusto!

Eu já havia planejado montar um passo-a-passo que pudesse auxiliar o clube na elaboração de projetos, e o Laranja aparece com esta ideia pronta. E muito bem feita. Eu não faria melhor. Ao passo que eu ia lendo e identificando itens que poderiam ser acrescentados, eu era surpreendido com um item abordando o assunto mais à frente. Parabéns, companheiro.

Bom, acredito que, para um "manual" realizado a partir do zero, já estamos muito bem encaminhados. Agora é colocá-lo em prática e incluirmos ou modificarmos possíveis itens de acordo com nossas experiências. Ou seja, peço para os projetos desta gestão sejam idealizados, preparados, planejados e executados de acordo com as orientações acima. Alguns podem achar que dá muito trabalho, mas aí o Laranja foi muito feliz em dizer que, se o idealizador estiver sem muita vontade de colocar o projeto no papel, melhor nem realizá-lo.


ps.: gostaria de saber se você, Augusto, me permitiria utilizar este manual para auxiliar os demais clubes do distrito através da representadoria.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos